
Beatrix Rencsisovszki
43 anos, V. N. Gaia, Porto
«Penso que no centro da cidade [do Porto] não conseguimos fazer infraestrutura suficiente para as bicicletas porque as ruas não são muito largas, mas podemos ensinar a ideia geral de que o mais vulnerável tem prioridade.»
Principal dificuldade
Conselho
Qual a tua experiência em bicicleta na cidade?
Eu adoro andar de bicicleta no Porto. É uma cidade em que não há grandes distâncias, por isso é fácil circular. Quando sorrimos, as pessoas sorriem de volta. A vista é espetacular.
As ruas com paralelos não ajudam, no caso de pessoas que têm bicicletas com rodas fininhas, e todas as ruas são como escaladas. Uso a bicicleta como meio de transporte. Quando vim para o Porto mudei de bicicleta, de road race (que era ideal em Budapeste) para uma mountain bike elétrica, para conseguir pedalar numa cidade nova para mim.
Penso que aqui a bicicleta elétrica é ideal para pessoas que querem andar facilmente na cidade. É espetacular que às vezes também podemos combinar o metro com a bicicleta. Faz muito sentido, porque o metro é o único transporte público confiável.
Pessoalmente acho que em Portugal se conduz muito depressa, e tenho saudades de ver lombas para obrigar os carros a manterem-se nos limites de velocidade, porque a sinalização é só “para inglês ver”. Os motoristas dão pouco espaço de distância quando nos ultrapassam e não existe fiscalização do estacionamento.
No entanto, se houver algum problema, as pessoas querem ajudar, e geralmente são corteses. Penso que no centro da cidade não conseguimos fazer infraestrutura suficiente para as bicicletas porque as ruas não são muito largas, mas podemos ensinar a ideia geral de que o mais vulnerável tem prioridade.
Fala-nos de como o teu género tem condicionado, ou não, essa experiência.
Nas subidas temos menos força. 🙂
Se consideras que tem condicionado, que situações viveste, ao usar a
bicicleta, em que sentiste de algum modo desigualdade, insegurança ou falta de acesso pelo facto de seres mulher?
Não tenho experiências más.
O que falta na tua perspetiva para que mais mulheres usem regularmente a
bicicleta como modo de transporte?
As pessoas frequentemente criam uma imagem sobre os “biciclistas” de que eles vestem licra, têm muitos músculos e andam suados. Não é uma imagem sexy nem apelativa. É desporto. No entanto, andar de bicicleta é realmente um meio de transporte rápido, fácil e barato. Hoje em dia, existem tecnologias, nomeadamente bicicletas elétricas, que reduzem a dificuldade de subir estas ruas mais íngremes do Porto.