Cidade Ciclável

Este projeto nasce da vontade de acrescentar um conjunto de melhorias inovadoras a uma plataforma já consolidada pela MUBi, Cidade Ciclável, tornando-a mais inclusiva e uma mais-valia para mulheres que usam ou pretendem usar a bicicleta como modo de transporte e outros utilizadores vulneráveis (crianças e jovens, população idosa, pessoas LGBTI…).

 

 OBJECTIVOS

  • Tornar os dados mais consistentes e acessíveis;
  • Melhorar a comunicação com a comunidade que se desloca de bicicleta;
  • Incluir toda a infraestrutura ligada à bicicleta no mapa;
  • Proporcionar conteúdos exclusivos a quem se desloca de bicicleta e criar um sistema de pesquisa e ajuda personalizada a mulheres, crianças e outros grupos por norma discriminados, que vêem na bicicleta um excelente meio de deslocação, mas por vezes têm de enfrentar algumas dificuldades.

 

Em suma, transformar a Cidade Ciclável em algo que toda a comunidade vai utilizar, porque é útil e uma mais-valia para quem se desloca de bicicleta, acrescentando as necessidades das mulheres e de grupos vulneráveis à equação. A plataforma irá incluir a possibilidade de registar ocorrências de sinistros, ou quase-sinistros, locais onde ocorreram situações de violência, assédio rodoviário e/ou sexual, e locais onde faltam ligações entre a rede de ciclovias.

 

Para ajudarmos as mulheres a vencer os obstáculos que as limitam ou impedem de pedalar à vontade e com uma perceção de segurança em Lisboa, vamos ainda criar um canal de acesso a ajuda na aplicação Cidade Ciclável.

As utilizadoras terão assim disponível um canal de comunicação para pedir apoio ou esclarecimento em processos como:

  • criação de percursos personalizados;
  • rotas mais seguras;
  • dicas de como aproveitar o espaço público de Lisboa com segurança.

 

Em complemento à plataforma Cidade Ciclável, o site +MAP funcionará como ponto de encontro e de partilha de experiências para a comunidade.

cidade ciclável

Cidade Ciclável